doula600

Estamos na Semana Mundial da Doula. De 22 a 28 de março.

Hoje, embora muito mais popular, a função da doula ainda é desconhecida por muita gente.

Doula não é parteira, não é enfermeira, não é médica, não é o acompanhante da gestante que tem direito legal de estar presente no parto. É uma mulher que acompanha outra mulher em trabalho de parto, para dar apoio emocional, segurança e utilizar técnicas para alívio da dor, para tranquilizar e ajudar a mulher a ter uma experiência de parto bem sucedida.

Ela vem para quebrar tabus sobre o nascimento e por isso não é muito bem vista em alguns hospitais, que preferem o parto protocolar. Por isso, temos hoje, em alguns estados, a lei da doula, que torna os hospitais obrigados a aceitar a presença dessa profissional maravilhosa nos partos.

Eu (Carla) tive um parto sem  e dois partos com a presença da doula. Senti muito a diferença na qualidade de assistência. Com ela, você se sente segura, amparada e – por que não? – amada. Com o suporte da doula, você se sente preparada, sabe mais ou menos o que esperar durante o parto.

Olha eu com a filha número 2 no barrigão!

 

Há muitas pesquisas que mostram que sua presença reduz muito a taxa de cesáreas e o índice de intervenções desnecessárias no trabalho de parto, aumenta o sucesso com a amamentação.  

Tá grávida? Tá pensando em ter um bebê? Coloque esse tema na sua pesquisa. Vale muito a pena estar informada sobre esta possibilidade de auxílio. Elas representam e reforçam o empoderamento da mulher antes e durante o trabalho de parto.

Então, não podíamos deixar passar em branco a Semana Mundial da Doula. Temos que prestar nossa homenagem e agradecimento a essas mulheres que dedicam seu tempo para dar ao mundo uma forma mais bonita de nascer.

asscarla

Category
Tags

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.