Você sabe o que é quarto Montessoriano? Existe móvel Montessori? Existe decoração Montessoriana? Temos recebido algumas perguntas e queremos compartilhar um pouquinho e esclarecer algumas dúvidas. Sabia que não existe um “móvel montessori”? O que existe é a montagem de um quarto inspirado na metodologia montessoriana. E isso é muito mais simples do que se pinta por aí.

Idealizada pela pedagoga italiana, Maria Montessori, essa metodologia baseia-se em possibilitar o desenvolvimento infantil partindo do indivíduo, criando um ambiente favorável para que o bebê ou a criança possam construir seu conhecimento e desenvolvimento a partir da interação com o meio e o coletivo.

Maria Montessori enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Para ela “em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.” Um quarto feito dentro da proposta montessori é planejado para a criança, com objetos ao alcance de suas mãos, facilidade de locomoção e acesso.

Esse quarto costuma ter:

  • Cama baixinha, para permitir livre locomoção da criança.
  • Móveis baixos e brinquedos ao alcance das mãos. E também estruturas para que a criança possa se organizar nesse ambiente.
  • Barras fixadas na parede, para que a criança possa se apoiar, auxiliando a construção de alguns movimentos.
  • Espelho fixado na parte baixa da parede, para que a criança possa se observar e se conhecer.

E para completar o clima, é muito legal ter elementos lúdicos como cabaninhas, bandeirolas, chocalhos e móbiles, tomando sempre cuidado para não haver estímulos demais que possa causar irritabilidade no caso dos bebês muito novinhos.

No nosso site temos móveis e temos também móveis de brinquedo que possibilitam autonomia e interação dos pequenos. Os móveis são muito seguros e com acabamento de primeira. Para muitas gerações.

Gostou? Vem com a gente! Clica aqui.

Tags

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.