Frota estelar

 

As histórias de Star Trek normalmente mostram as aventuras de humanos e alienígenas que servem a Frota Estelar, uma armada pacífica que serve a Federação Unida dos Planetas. Os personagens são essencialmente altruístas, cujos ideais são aplicados nos dilemas apresentados na série. São alegorias para conflitos contemporâneos: a série original discute questões da década de 1960: guerra e paz, lealdade, autoritarismo, imperialismo, economia, racismo, religião, direitos humanos, sexismo, feminismo e o papel da tecnologia. Para mostrar que a humanidade poderia se transformar se  aprendesse com as lições do passado.

Frota Estelar (Starfleet, em inglês) é a agência de defesa, pesquisa, diplomacia e exploração da Federação dos Planetas Unidos, criada em 2161 com a missão de “audaciosamente ir aonde nenhum homem jamais esteve”. Veja aqui os vários uniformes utilizados nos filmes.

O fato é que a série e os filmes tiveram tanto impacto que criou-se uma legião de fãs (trekkies ou, como alguns preferem, trekkers) que frequentam encontros, assistiram a todos os filmes, conhecem a história completa, incluindo os atores, e são capazes de citar falas do filme.

A gente fica feliz em perceber que uma mensagem positiva venha mantendo tantos fãs por tanto tempo, certo? E que mais senão desejar uma “vida longa e próspera”?

Marina

 

Category
Tags

2 Responses

  1. Preciso saber o preço! Achei lindo! E o do submarino amarelo também!
    Meu sobrinho nasceu hoje e não posso demorar muito, se não ele nem aproveita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.