Maria Montessori e método montessoriano

Quem conhece a Marré deci, sabe que estamos sempre falando de quebrar estereótipos e de como é importante conhecer o papel da mulher nos mais diversos ramos de atividade para chegar a este objetivo. E como é importante que meninas e meninos tenham acesso a estas informações.

Já falamos de Frida Kahlo, Pagu, Tarsila, Chiquinha, temos até uma galeria de mulheres que desafiaram o padrão de comportamento de sua época. Hoje vamos falar de Maria Montessori.

Essa famosa italiana nasceu em 1870 e sempre teve interesse por ciências, principalmente matemática e biologia. A história é circular e repete-se através dos estereótipos… claro que seus pais não queriam que ela estudasse. Contrariando a família, foi uma das primeiras mulheres a graduar-se em medicina na Itália, em 1896.

Uma vez que não podia exercer a profissão, porque uma mulher não poderia examinar um homem, Maria iniciou um trabalho com crianças que tinham algum comprometimento no desenvolvimento. Seus trabalhos e estudos resultaram em um método educacional tão fantástico que é considerado inovador até os dias de hoje.

O Método Montessori está embasado em respeitar o desenvolvimento da criança, estimular sua autonomia, retirando o foco do educador para colocá-lo na criança. Dessa forma cada uma, individualmente, será capaz de desenvolver seu próprio conhecimento.

Privilegia a autonomia, a liberdade e o desenvolvimento natural das habilidades. Esta metodologia aconselha ambientes educacionais e materiais que favoreçam este aprendizado e facilitem o acesso das crianças a seus objetivos.

Os conceitos acabaram sendo ampliados pelas famílias que desejaram incorporar os princípios e as oportunidades para seus filhos em casa. Por isso buscaram móveis e objetos que pudessem estimular o desenvolvimento da autonomia e proporcionar liberdade para a criança. São as caminhas baixas, ou o colchão no chão, prateleiras na altura da criança, espelhos, mesinhas com cadeirinhas baixas para criar um ambiente em que ela possa se movimentar sem precisar de auxílio.

Decorar de acordo com o método consiste, mais do que comprar móveis e objetos, em oferecer para a criança coisas de seu interesse, que estejam disponíveis, e que possam estimular suas brincadeiras de forma espontânea e independente.

Cama casinha em diferentes tipos de acabamento. Clique para ver na loja.
Tags

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.