Livros e memórias

books-1204029_1280

Eu tenho uma memória muito viva da infância. Do dia em que fui até uma livraria. Este acontecimento foi tão mágico que até hoje guardo a imagem do chão de tábuas, do cheiro dos livros, de um pequeno degrau que levava à seção de livros infantis. Esta livraria não existe mais. Foi consumida pelo tempo e pelo progresso, mas adoro a lembrança e volto nela com prazer sempre que posso, ou que algum motivo me leve lá.

Naquele dia eu comprei três livros. Isso era, por si, um acontecimento. As dificuldades financeiras não permitiam a minha família este tipo de gasto. Um dos livros era a história da Branca de Neve. Ele era branco, grande, com figuras coloridas e tinha um cheiro fortíssimo de tinta. Que fique claro que a indústria editorial infantil da época era muito, muito menos desenvolvida. Alheia a isso, eu andava com meus livrinhos para cima e para baixo.

Nunca mais deixei de gostar deles. Prezo a companhia dos livros. Confesso que hoje me rendo de corpo e alma aos livros digitais. Adoro. Mas a essência é a mesma, correto? O que importa são as letras, as palavras, as frases.

Só que o livro infantil tem mais do que apenas estas combinações de 23 caracteres. Tem a ilustração, as cores, a interatividade. Para a criança ele é um objeto lúdico, e é um gerador de memórias. Memória dos livros e da livraria – como as minhas -, do colo da mãe, daquela história repetida infinitas vezes. Memórias tão fortes que quase podemos pegar. Que nos trazem os cheiros, as emoções, as sensações.

Toda criança tem uma história favorita ou um filme que reprisou milhares de vezes no DVD de casa
Toda criança tem uma história favorita ou um filme que reprisou milhares de vezes no DVD de casa

Por este motivo oferecemos os livros na Marré deci, para que vocês possam começar uma imensa coleção de memórias com as crias!

Marina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 pensamentos em “Livros e memórias”