Em 2013, foram registradas 124.079 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, 26% dos casos foram de violência sexual. (Childhood)

Este é o número de denúncias. O número de casos é, provavelmente, muito maior. Faixa etária mais frequente? De 8 a 14 anos.

Que triste realidade, não?

==

Michelangelo pintou na Capela Sistina o encontro de Deus e Adão. As mãos dos dois não se tocam, mas estão na iminência de se tocarem. A iminência é, visualmente, muito mais forte do que o ato concretizado. Não surpreende que esta imagem tenha sido tão representativa, tão forte e que tenha sido reproduzida tantas vezes no correr do tempo. A técnica ensina: a iminência, não o ato explícito.

O encontro das mãos de Deus e de Adão, por Michelangelo

==

Quem tem criança,quem convive com criança, sabe. Criança não para quieta. Estão sempre rindo, sorrindo, falando. A energia que circula é de atividade e agitação.

Criança brinca

Este estado de espírito é facilmente captado pelo clique do fotógrafo, se a foto é espontânea. Se é uma foto de criança.

Mesmo se a criança estiver deitada, se a criança for levada, a conotação é de alegria, de despojamento.

Crianças brincam

 

Perto da água, toda criança acha uma forma de diversão. E a foto fica muito bonita, porque retrata exatamente o comportamento infantil.

Na praia, brincando

 

Então, deixemos de blá-blá-blá. Criança é criança. Não faz caras nem bocas. Não fica de boca mole, sensualizando. Isso é coisa de adulto.

A iminência de tirar uma blusa, a pose etérea, nada disto traduz o universo infantil.

==

As fotos do post são todas de editoriais de moda infantil. É possível, portanto, fazer um trabalho bonito com crianças. Basta que se tenha uma equipe responsável, que se garanta, sem apelar.

Somos todos e cada um de nós responsáveis pela sociedade que criamos.

Marina

 

 

Category
Tags

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.