28 de maio – Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

O dia 28 de maio marca duas datas importantes: O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (instituído durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda, em 1984) e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (instituído através da Portaria do Ministério da Saúde em 1994).

No século XXI, embora os números estejam melhorando, mulheres ainda morrem, sofrem violência no parto e no atendimento, não são ouvidas e não são respeitadas. Isso precisa mudar, e a nossa voz é muito importante neste processo de mudança. Precisamos estar informadas para que possamos nos apoderar deste momento, que é único e não pode ser retomado.

No século XXI, embora as relações estejam melhorando, mulheres ainda são vítimas de maus tratos dentro de suas casas, são humilhadas, são desrespeitadas em um momento de fragilidade tão grande. Isso precisa mudar. Precisamos mostrar aos companheiros que eles também são responsáveis pela gestação de uma criança e que precisam assumir suas responsabilidades, precisam ser companheiros, gentis e que o seu apoio é muito importante para que a gestação aconteça sem transtornos e com tranquilidade. A gestação é deles também.

Podemos nos tornar ativas neste processo de conscientização, para que mais mulheres entendam que estão passando por um momento especial, e não é egoísmo exigir a solidariedade do parceiro, o respeito da família, o cuidado dos profissionais de saúde. Gravidez não é doença, mas é preciso cuidar de quem está grávida. Com muito carinho e muito amor.

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.